sábado, 28 de março de 2009

Aula 9 - Pregnância e Agrupamento

Atividade 3 A

Ao ler a matéria sobre Pregnância e Agrupamento, a primeira imagem que me ocorreu foi a perfeita simetria do complexo e maravilhoso Taj Mahal, onde tive a felicidade de estar em meu aniversário. 

Um mausoléu construído como símbolo do amor de um imperador por sua mulher. 

Um perfeito exemplo de ordem e organização em todos os detalhes de sua escultura e decoração.

Sobre o edifício principal, uma cúpula esplendorosa, rodeada por quatro cúpulas menores. Dos quatro lados foram construídas quatro torres com uma pequena inclinação para que, em caso de desabamento, nunca caiam sobre o edifício. As incrustações de pedras semi preciosas no mármore branco eram feitas com tanta precisão que as juntas somente são visíveis com uma lupa. Uma flor de apenas 7 cm² pode ter até 60 incrustações diferentes.

Atividade 3 B 

Aula 8 - Orientações Espaciais - Aguçamento

Essa pintura em seda de Maria Helena Capinzaiki me chamou a atenção pela ideia de aguçamento, onde a cara do gato surge inesperadamente, desestabilizando a imagem 
criada pelas penas de pavão, em primeiro plano.

Aula 8 - Orientações Espaciais - Nivelamento

Essa foi a melhor imagem que encontrei para representar a ideia de nivelamento. 
Maior sensação de estabilidade e harmonia é impossível! 
A janela servindo de moldura para uma paisagem infinita e maravilhosa. 
A paz, a serenidade. o sossego, a tranquilidade que essa janela aberta para o mar nos inspira não tem fim. Um bálsamo para o nosso coração nas atribulações do dia a dia...
Se a areia de Conceição da Barra fosse branca, essa seria minha visão ao despertar! 

sexta-feira, 27 de março de 2009

Aula 7 - A cor - Atividades 3 e 4

Uma combinação de cores "belas"
Uma combinação de cores "feias"
Uma combinação de cores com "ideia de leveza"
Uma combinação de cores com "ideia de peso"
Não creio que existam cores belas ou feias, apenas que tudo não passa de gosto pessoal, enquanto eu prefiro essa ou aquela cor, outros podem gostar exatamente daquela que eu menos gosto. Ou como diz o dito popular "Quem ama o feio, bonito lhe parece!" Senão, o que seria do amarelo, se todos só gostassem do vermelho? As cores que são belas para mim, são as que combinam com meu tom de pele, com meu cabelo, me valorizando ou trazendo sensações agradáveis, de prazer e alegria. Já as cores consideradas feias por mim são aquelas que não combinam com meu jeito de ser e me deixam triste, deprimida, angustiada... Um bom exemplo disso é a cor bege que eu nunca usaria e é a preferida de uma prima! 

quarta-feira, 25 de março de 2009

Aula 6 - O plano - Atividades 3 e 4

De início quero deixar claro que nunca gostei de trabalhar com colagem, ficar com as mãos grudando e melecadas... Sempre gostei mais da pintura que da decoupage e adorei fazer a atividade anterior.
Ao ler essa atividade, já me ocorreu a ideia de edifícios para representar a questão da verticalidade (1ª colagem inferior, à esquerda). Mas uma gota ao se desprender do conta gotas ou um ponto de exclamação também são exemplos de verticalidade.
Uma blusa listrada seria a imagem perfeita de horizontalidade (2ª composição inferior, à direita).
E porque não um linda carteira feminina? 
Na questão da ordem, surgiu a ideia de um cubo, mas para fugir do "quadrado", resolvi criar com listras e triângulos, ordenados em espaços e cores (2ª figura superior à direita). Como a forma ordenada com que foram coladas essas contas no mouse...
E para a desordem? Nunca imaginei que seria uma tarefa tão difícil! Todas as composições que fazia, nas mais diversas formas, sempre me pareciam ordenadas. Talvez porque organização seja minha palavra de "ordem"...  Afinal, a desordem de minha casa em obras já é mais que suficiente para mim. Punha e dispunha as formas recortadas e nunca enxergava a desordem!
Por fim, depois de muitos recortes e disposições, cheguei a essa, que embora não me parecendo tão em desordem, foi a melhor que pude conseguir (1ª superior à esquerda). E o que dizer da linda desordem dessas flores em um relógio de parede?

domingo, 22 de março de 2009

Aula 5 - Linha - Atividade 3

Desenho realizado com o software "Paint".

terça-feira, 17 de março de 2009

Aula 4 - O ponto

Atividade 3 - Desenho prático: Linhas
Leveza: O lápis desliza suavemente, deixando suas pegadas, levemente marcadas. 
Acaso: O lápis adquire vida própria e sai a bailar, rodopiando pela superfície do papel.
Ordem: As linhas obedecem à ordem do traçado, como destinos que se entrelaçam.
Velocidade: A velocidade do traço, onde a caneta desliza rápida pelo papel.
Agressividade: A caneta agride o papel, deixando suas marcas por onde passa.
 

segunda-feira, 16 de março de 2009

O que é linguagem para você?

Linguagem para mim, é tudo aquilo que é usado como forma de expressão, ou seja, toda forma de comunicação utilizada para transmitir ao outro aquilo que se sente - sentimentos, desejos, pensamentos, fantasias, ideias, medos, alegrias, raivas - através de palavras, códigos, desenhos, gestos, símbolos, sinais, etc.

domingo, 15 de março de 2009

Aula 3 - Elementos básicos da linguagem visual

Atividade 3 Exercício prático: Tema - Composição com pontos. B) Preencher folha com o resíduo de perfurador de papel.

Aula 3 - Elementos básicos da linguagem verbal

Atividade 3 Exercício prático: Tema - Composição com pontos A) Preencher todo o espaço em branco de uma folha de papel com pontos à lápis, pincel ou nanquim.

Aula 2 - Linguagem visual e linguagem verbal

Atividade 3
Abstração de um caracol? De acordo com as instruções recebidas da tutora Norma, o desenho livre deveria ser abstrato, assim, coloquei o lápis sobre o papel e optei por uma traço único, sem cortes ou intercessões, partindo e retornando ao mesmo ponto inicial. Enquanto desenhava, me veio à lembrança os desenhos vistos em Nazca, Peru, conhecidos como "As linhas de Nazca", todos eles feitos em uma única linha contínua. Ao final, uma semelhança com desenho do rabo do macaco. Creio que inconscientemente, essa foi a motivação, talvez por ter me impressionado com a beleza e dimensões dos desenhos vistos. Não houve dificuldades na execução do desenho. Nota: "As linhas de Nazca são geóglifos e linhas direitas no deserto Peruviano. Foram feitas pelo povo Nazca, que floresceu entre 200 a.C. e 600 d.C. ao longo de rios que desciam dos Andes. O deserto estende-se por mais de 1.400 milhas ao longo do Oceano Pacifico. A área de Nazca onde se encontram os desenhos é conhecida pelo nome de Pampa Colorada. Tem 15 milhas de largura e corre ao longo de 37 milhas paralela aos Andes e ao mar. As pedras vermelho escuras e o solo foram limpas, expondo o subsolo mais claro, criando as "linhas". Não existe areia neste deserto. Do ar, as "linhas" incluem não só linhas e formas geométricas, mas também representações de animais e plantas estilizadas. Algumas, incluindo imagens de humanos, estendem-se pelas colinas nos limites do deserto."